Classe: Mammalia (mamíferos)
Ordem: Carnivora (carnívoros)
Família: Viverridae (viverrídeos)
Género: Genetta
Espécie: Genetta genetta
Nomes comuns: geneta, gineta, gato-gineto
É uma espécie de pequeno porte, nocturna, solitária, territorial e explora todos os habitats naturais e cultivados de África e do Sudoeste da Europa. Tem, no entanto, preferência por bosques fechados, zonas rochosas ou escarpadas, áreas com cobertura arbustiva densa e zonas próximas de cursos de água. Utiliza os excrementos, depositados em latrinas, como veículo de marcação do território e de comunicação intraespecífica. É um predador omnívoro com um espectro alimentar muito variado, mas em geral, os micromamíferos são a sua presa preferencial, roedores (ratos-do-campo), mas podendo consumir também répteis, frutos e insectos, consoante a área geográfica e a altura do ano considerada.
Trata-se de uma espécie de origem Etiópica e a sua passagem do continente Africano para o Europeu não está ainda totalmente esclarecida. A hipótese mais provável é que tenha sido introduzida pelos árabes durante as invasões sarracenas, visto que estes a domesticavam para controlar as populações de roedores.
A razão desta boa adaptação deve-se certamente ao facto da área ser constituída por mosaicos de paisagem que se interpenetram, oferecendo assim à geneta uma grande diversidade de biótopos.
As medidas conservacionistas até agora propostas para a zona da Serra de Grândola, por exemplo, passam por uma melhor gestão do pastoreio, que provoca a destruição e degradação da vegetação natural, e pela gestão do corte dos matos e árvores velhas, que constituem importantes locais de refúgio para a maioria das espécies de carnívoros aí existentes.
Distribuição no território português:
Norte
Maior abundância no Minho interior e Trás-os-Montes
Centro
Aparentemente com distribuição mais ou menos regular
Lisboa/Vale do Tejo
Ausente das áreas urbanas da grande Lisboa e Península de Setúbal
Alentejo
Aparentemente com distribuição mais ou menos regular
Algarve
Comum ou abundante em toda a região
0 Comments:
Post a Comment
<< Home